A Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP) integra as atividades do INOVAMUNDI, que se constitui em um Programa de estímulo à Inovação e à Produção do Conhecimento, o qual busca fortalecer a imagem inovadora da Universidade Feevale, organizando e apresentando suas ações em uma visão criativa e sistêmica da Pesquisa e da Inovação em todos os níveis de ensino.
A FIP, visa fortalecer a investigação científica na Educação Básica, estabelecendo uma maior interação entre os membros da comunidade estudantil e desta com a comunidade externa, por meio da apresentação e discussão de estudos desenvolvidos na escola. Além disso, possibilita, por meio desse diálogo, uma troca produtiva de experiências, a divulgação, a discussão e o compartilhamento de conhecimentos, oriundos de projetos de iniciação à pesquisa de estudantes da Educação Básica, sob a orientação de professores, em todas as áreas do conhecimento da matriz curricular da Educação Básica.
Importante: O participante poderá inscrever apenas um resumo no Evento.
Período: 8 de novembro de 2025.
O(s) estudante(s), sob orientação docente, deverá(ão) realizar sua inscrição, através do formulário eletrônico, disponibilizado na página da FIP, preenchendo todos os campos obrigatórios. Os temas dos trabalhos submetidos à Feira de Iniciação à Pesquisa (FIP – 2025) deverão ser inscritos em uma das áreas do conhecimento indicadas no formulário. Para que a inscrição seja validada é necessário que sejam preenchidos todos os itens do formulário de inscrição
As inscrições serão validadas atendendo aos seguintes requisitos:
- preenchimento dos dados referentes ao nome da escola, endereço, telefone da escola, contato na escola, e-mail válido da escola, área do conhecimento, ciclo/ano do aluno, título do trabalho;
- encaminhamento do projeto, conforme as normas de submissão estabelecidas no Regulamento;
- preenchimento dos dados referentes aos autores e orientadores a saber: nome completo, e-mail e nome da escola;
- os trabalhos classificados, irão receber um novo link via e-mail para anexarem o RESUMO de seus respectivos trabalhos. O resumo deve ser postado de acordo com o template disponibilizado abaixo.
A análise de mérito será de forma quantitativa, verificando a contemplação parcial, total ou não contemplação dos critérios estabelecidos a seguir, sendo eles itens obrigatórios nas apresentações:
Avaliação do resumo
Os resumos serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:
a) tema relevante para a área;
b) objetivos claros e coerentes com o tema proposto;
c) metodologia adequada aos objetivos;
d) resultados parciais e/ou finais coerentes com os objetivos; e
e) capacidade de análise e síntese dos resultados.
Avaliação do material visual
O material visual será avaliado de acordo com os critérios abaixo:
a) organização visual clara e objetiva;
b) informações adequadas e coerentes com a pesquisa;
c) uso de recursos visuais para compreensão;
d) capacidade de síntese e organização visual dos principais elementos do trabalho: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados, considerações e referências.
Avaliação do caderno de campo
O caderno de campo será avaliado com os critérios abaixo:
a) dados de identificação da pesquisa na folha de rosto;
b) registros das reuniões do grupo com o orientador;
c) organização do conteúdo de pesquisa;
d) delineamento da pesquisa, apresentando as etapas da Metodologia Científica;
Avaliação da apresentação oral/Libras
O material visual e a apresentação oral/Libras serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:
a) domínio do tema durante a apresentação;
b) clareza na apresentação;
c) utilização adequada do tempo de apresentação;
d) capacidade de síntese e relação com o material visual apresentado.
Os trabalhos serão apresentados pelos estudantes na Universidade Feevale, conforme disposição dos espaços/salas divulgada no site.
O trabalho deverá ser apresentado por, no mínimo, um dos estudantes inscritos como autor, não necessariamente pelo responsável pela inscrição.
Os trabalhos serão apresentados em sessões temáticas, divulgadas na semana do evento.
Webconferência
Para participantes que não possam estar presentes fisicamente no evento, preferencialmente, aqueles oriundos de instituições externas que não estejam situadas na Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Paranhama e na Serra do Estado do Rio Grande do Sul, será possível apresentar o trabalho por meio de webconferência.
Para utilizar essa modalidade, o participante, após realizar a inscrição no sistema, deverá encaminhar um e-mail para o endereço fip@feevale.br, informando essa necessidade para avaliação.
O prazo para solicitação de apresentação por webconferência é 17 de outubro de 2025.
Caso a solicitação seja deferida, os encaminhamentos devidos serão realizados.
A análise de mérito será de forma quantitativa, verificando a contemplação parcial, total ou não contemplação dos critérios estabelecidos a seguir, sendo eles itens obrigatórios nas apresentações:
Avaliação do resumo
Os resumos serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:
a) tema relevante para a área;
b) objetivos claros e coerentes com o tema proposto;
c) metodologia adequada aos objetivos;
d) resultados parciais e/ou finais coerentes com os objetivos; e
e) capacidade de análise e síntese dos resultados.
Avaliação do material visual
O material visual será avaliado de acordo com os critérios abaixo:
a) organização visual clara e objetiva;
b) informações adequadas e coerentes com a pesquisa;
c) uso de recursos visuais para compreensão;
d) capacidade de síntese e organização visual dos principais elementos do trabalho: título, justificativa, objetivo(s), metodologia, resultados, considerações e referências.
Avaliação do caderno de campo
O caderno de campo será avaliado com os critérios abaixo:
a) dados de identificação da pesquisa na folha de rosto;
b) registros das reuniões do grupo com o orientador;
c) organização do conteúdo de pesquisa;
d) delineamento da pesquisa, apresentando as etapas da Metodologia Científica;
Avaliação da apresentação oral/Libras
O material visual e a apresentação oral/Libras serão avaliados de acordo com os critérios abaixo:
a) domínio do tema durante a apresentação;
b) clareza na apresentação;
c) utilização adequada do tempo de apresentação;
d) capacidade de síntese e relação com o material visual apresentado.
Os trabalhos serão apresentados pelos estudantes na Universidade Feevale, conforme disposição dos espaços/salas divulgada no site.
O trabalho deverá ser apresentado por, no mínimo, um dos estudantes inscritos como autor, não necessariamente pelo responsável pela inscrição.
Os trabalhos serão apresentados em sessões temáticas, divulgadas na semana do evento.
Webconferência
Para participantes que não possam estar presentes fisicamente no evento, preferencialmente, aqueles oriundos de instituições externas que não estejam situadas na Região Metropolitana, Vale dos Sinos, Vale do Paranhama e na Serra do Estado do Rio Grande do Sul, será possível apresentar o trabalho por meio de webconferência.
Para utilizar essa modalidade, o participante, após realizar a inscrição no sistema, deverá encaminhar um e-mail para o endereço fip@feevale.br, informando essa necessidade para avaliação.
O prazo para solicitação de apresentação por webconferência é 17 de outubro de 2025.
Caso a solicitação seja deferida, os encaminhamentos devidos serão realizados.
SÁBADO | 08 DE NOVEMBRO
Turnos: Manhã
Sessões temáticas ocorrerão em formato presencial
* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, no período de 16 de junho a 04 de setembro de 2025, até as 21h (vinte e uma horas), através do formulário eletrônico, disponibilizado no site www.feevale.br/fip, preenchendo todos os campos obrigatórios.
SÁBADO | 08 DE NOVEMBRO
Turnos: Manhã
Sessões temáticas ocorrerão em formato presencial
* Programação sujeita a alterações, sem aviso prévio.
A inscrição é gratuita e deverá ser realizada, no período de 16 de junho a 04 de setembro de 2025, até as 21h (vinte e uma horas), através do formulário eletrônico, disponibilizado no site www.feevale.br/fip, preenchendo todos os campos obrigatórios.
Coordenação: Fernando Rosado Spilki
Promoção e Organização: Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão – PROPPEX
Comissão Científica Nacional: Agathe Juliane Erig Sebastiani, Ana Carolina Kayser, Annette Droste, Cláudia Schemes, Daiana Picoloto, Daniela Muller de Quevedo, Everton Henrique Cerri, Fernanda Silva Bilhalva, Fernando Rosado Spilki, Geraldine Thomas Da Silva Juchem, Janaína Regra, Joana Martins Peteffi, Jordana Magalhães, Juliano Varella de Carvalho, Leticia Vieira Braga da Rosa, Luciane Iwanczuk, Mauricio Barth, Paola Schmitt Figueiro, Rodrigo Staggemeier, Rosemari Lorenz Martins, Thomás Czrnhak, Vanusca Dalosto Jahno.
Comissão Científica Internacional: María Eugenia Galeano, Matías Victoria Montero, Patricio Godoy Martínez, Ricardo Izurieta.